quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A importância da leitura na primeira infância

Muita gente se assusta quando ouve falar em leitura para bebês. Tudo bem, pois essa é uma prática relativamente recente que surgiu em 2002, quando a coordenadora pedagógica Cláudia Leão propôs uma atividade de leitura no berçário onde trabalhava. A proposta foi recebida com certo ceticismo; contudo, cinco anos mais tarde o Projeto Leitura no Berçário foi reconhecido e premiado pelo Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler).
A experiência com a literatura na primeira infância cria por si só a consciência de que a palavra escrita é diferente da palavra falada e que nos livros o texto ganha sonoridade e ritmo. Isso faz com que o interesse pela leitura seja natural e não imposto pela escola, o que já sabemos não funcionar muito bem.
Embora os bebês não tenham capacidade de compreender plenamente a história, o ato da leitura compartilhada insere o livro no cotidiano lúdico da criança, além de estreitar os laços com os familiares que fazem a mediação.
É interessante que o bebê possa interagir com o livro, para esse caso são indicados aqueles feitos de pano, feltro ou plástico flexível. Vale morder, babar e dormir abraçadinho, o importante é estabelecer um laço afetivo com a leitura.

::
Não há dúvida, desde bem pequenininhos os bebês observam e imitam o comportamento dos pais. Não é a toa que crianças leitoras costumam ter pais amantes da leitura.




::
esse artigo foi publicado originalmente no site LetsFamily: http://www.letsfamily.com.br/go/Blog/3751533/A-importancia-da-leitura-na-primeira-infancia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário