Imprensa


01/11/2011
Leitores Mirins
Luana Vignon e uma participante da oficina realizada no dia das crian�as (Foto: Divulga��o)
Luana Vignon e uma participante da oficina realizada no dia das crianças (Foto: Divulgação)
“Certa vez minha filha (na época com 4 anos) interrompeu bruscamente uma história que eu estava lendo para dizer: ‘Nada disso, mãe. O príncipe não era desse jeito, na verdade ele nem gostava dessa princesa, deixa que eu termino de contar essa história direito’”.

A partir do acontecimento vivido por Luana Vignon, essa escritora e coordenadora editorial da Panelinha Books passou a prestar atenção nas histórias recontadas pelas próprias crianças e, procurando acompanhar a lógica espontânea das crianças, constatou que todas elas nascem com interesse pelas histórias, sejam lidas, cantadas, teatralizadas ou desenhadas.

Agora, com a proposta de fomentar a leitura e a imaginação por meio da leitura de obras literárias, Luana se uniu à escritora Adriana Brunstein para lançar o projeto “Miolo Mole”, iniciativa totalmente voltada aos pequenos de 3 a 8 anos.

De acordo com o Dicionário Houaiss, o sentido figurado de “miolo” é cerne, a parte central ou essencial de algo; âmago. Já a palavra “mole” refere-se a algo que cede à compressão sem se achatar ou rebentar; macio, tenro.

Dessa forma, a ideia das escritoras é estabelecer o contato das crianças com os livros e com a literatura para estimular os processos cognitivos, além de contribuir para a formação de um público de leitores mirins. “O ‘miolo’ por ser ‘mole’ pode ser incitado livremente através do caráter lúdico inerente à leitura. A mente tenra está aberta a novas experiências e sensações, totalmente apta a aceitar a leitura como hábito para ser levado por toda a vida”, observa Luana.

“Acreditamos que a formação do leitor é um processo contínuo, em que as pessoas amadurecem suas capacidades ao interagir com diversos tipos de texto”, explica Adriana. E, para que essa interação seja mais intensa e produtiva, a dupla de escritoras oferece às crianças textos de complexidade crescente, que apresentem desafios graduais, valorizando os aspectos literários, como a força imaginativa, a criação verbal e a inovação.

Assim, livros de imagens, narrativas e poesias que proporcionem um universo criativo mais abrangente, o desenvolvimento da competência leitora e, sobretudo, uma rica e diversa experiência com a literatura são os materiais de estudos dos pequenos leitores nas oficinas.

Formar um público leitor aproveitando a maleabilidade inerente às crianças, envolvendo-as no universo fantástico da literatura e estimulando-as a criar suas próprias histórias por meio de conversas acerca das interpretações das obras apresentadas é a principal meta das oficinas.

“Não iremos trabalhar com contação de histórias, pois pretendemos aproximar a criança do objeto livro, fazer com que seja absolutamente natural ler e conversar sobre literatura. Serão utilizadas somente obras recomendadas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) ou criteriosamente selecionadas por nós, visando, acima de tudo, a qualidade dos livros apresentados”, explica Luana.

“Com esta iniciativa, esperamos contribuir significativamente com a formação de leitores competentes e levar às crianças o prazer da leitura e, consequentemente, por todos os tipos de arte”, finaliza Adriana.


Texto: Renata Forato
SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco
01/11/2011